De Onde Vem o Vinho Sitta?

Amigos,

Confesso que em meio a tantas notícias preocupantes e a esse forçado, porém muito necessário, isolamento social, tem me faltando a inspiração e temas para escrever aqui no Blog. Sinto muita falta dos amigos, das confrarias, dos eventos mas também acredito que essa situação é passageira e que em breve esteremos juntos (pessoalmente) novamente. Então o mais importante agora é tentar manter o ritmo o mais próximo possível da normalidade e, dessa forma, manter o contato virtual com todos vocês por aqui!

Inicialmente pensei em escrever sobre os efeitos do coronavírus na indústria de vinhos (e não que eu não o faça mais a frente) mas já temos muitas notícias ruins para lidar nesse momento. Sendo assim, vamos focar o blog nas boas notícias, nas curiosidades, nas dicas e no conteúdo mais técnico e educativo.

O Vinho Sitta!

Sim, existe um vinho chamado Sitta, e com a grafia exata do meu sobrenome (de origem italiana). E olha que na minha própria família, entre os tios e primos, alguns tem o sobrenome Sita (com apenas um T), coisas que só os cartórios de antigamente podem explicar. E ainda podemos encontrar os sobrenomes Citta e Cita.

Eu já havia recebido o rótulo com o sobrenome, há alguns meses atrás, mas ontem o amigo Sérgio Wagner, do Vivino, me enviou novamente. Isso me despertou a curiosidade de saber a origem deste vinho.

Sobre o Vinho:

O vinho é produzido pela ATTIS Bodegas y Viñedos, localizada em Rías Baixas, Espanha. A vinícola é um projeto de dois irmãos: Robustiano e Baldomero Fariña. Anos atrás, eles se juntaram ao enólogo francês Jean François Hebrard para aprimorar a vinificação em Rías Baixas e as possibilidades de suas variedades e terroir, com o objetivo de elaborar diferentes vinhos, atendendo a sua variedade, enredo ou elaboração, destacando cada nuance e todo aroma que lhes confere o clima, o terroir e a proximidade do Atlântico.

Sitta é exatamente o nome da vinícola ao contrário (Attis)!
Conforme nos informou a bodega, essa nomenclatura é destinada somente aos seus vinhos que, de acordo com o tipo de uva ou devido a sua vinificação, não podem ser incluídos na D.O. Rías Baixas.

A vinícola possui diversos rótulos, sendo seis deles, conforme explicado acima, com o sobrenome da minha família. São eles: Sitta – 8.000 garrafas e Sitta Doliola – 600 garrafas (vinhos laranjas); Sitta Ancestros – 710 garrafas (vinho branco); Sitta Finca el Molinero – 800 garrafas (vinho tinto) e; Sitta Pereiras – 2.000 garrafas e Sitta Dulce Nana – 500 garrafas (vinhos de sobremesa).

Desses acima, os vinhos laranja, branco e de sobremesa são produzidos da casta Albariño e o tinto de uvas autóctones da região. O número de garrafas é a´penas uma referência da última safra e mostra quão exclusivo são alguns dos rótulos.

A vinícola possui uma série de vinhos bem avaliados por James Suckling e pelo Guia Peñin, com destaque para os 95 pontos de JS conferidos ao Sitta Doliola 2017. Todas as pontuações estão abaixo

Attis1

Agora o desafio é tentar conseguir uma dessas garrafas para provar! Infelizmente ainda não estão a venda no Brasil.

Serviço:
ATTIS Bodegas y Viñedos: https://attisbyv.es/
Agende sua visita pelo link a seguir: https://attisbyv.es/enoturismo/

16 comentários em “De Onde Vem o Vinho Sitta?

  1. Pois é Sitta, já sinto saudades de nossas confras também amigo. Mas como vc mesmo disse, isso é passageiro! Que bacana ter um vinho com o sobrenome, ainda mais sendo exatamente igual a grafia. Sou curioso para provar um desses também, mas deixo isso a seu encargo mesmo kkkk saúde meu irmão! Vida longa ao blog e a você!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que surpresa encontrá-lo aqui e ainda descobrir que existe esse vinho, meu ex-colega de FEI! Que possamos nos encontrar em breve e bater um bater um papo sobre esse assunto tão maravilhoso!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que legal Cristina. Bom te ver por aqui! Vamos marcar assim que passar essa loucura. E aproveite para conhecer melhor o Blog.
      Meu Whatsapp é 11 994947989

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s